Pensamento Interativo

O digital invadiu o real:
a palavra da vez é integração.

 

A semana começou aquecida com o anúncio da compra da maior rede de supermercados orgânicos dos EUA, a Whole Foods, pela Amazon. Com o objetivo de colocar a empresa no topo do ranking de setor, essa compra também tem a pretensão de ampliar os serviços criados pela marca para seus mais de 50 milhões de assinantes, o Amazon Go e o Amazon Fresh.

O Amazon Go pretende revolucionar a experiência de compra no supermercado:  o cliente poderá fazer seu pedido por check-in de forma automática ao retirar produtos das prateleiras. Além disso, seu pedido será enviado por delivery sem que ele precise carregar sacolas ou efetuar uma transação bancária no local; No Fresh, serviço já disponível para assinantes americanos,  o cliente usa seu código postal para encontrar lojas e supermercados especializados em produtos orgânicos e saudáveis mais próximos de sua residência. A partir dessa busca, ele pode efetuar o pedido e receber na comodidade de sua casa.

Tanto a automatização dos serviços quanto o mercado de alimentos saudáveis são duas tendências que prometem mudar e ampliar as oportunidades do varejo em todo o mundo. No Brasil, essa realidade já existe. E não se restringe apenas aos aplicativos. Supermercados como a rede Zona Sul já possui a opção com todo o processo de compra realizada com alguns poucos cliques.

 

O país também tem visto um crescimento significativo no aumento do consumo de orgânicos. Já somos o quinto maior no ranking mundial de alimentos saudáveis segundo pesquisa publicada pela Forbes brasileira. Esse novo levante tem criado novas oportunidades de negócio na área além de diversos exemplos de reestruturação de branding por grandes empresas a fim de se comunicar com esse público cada vez mais lucrativo.

Pelo visto, não precisaremos de muito tempo para começar a mensurar essas mudanças nos trópicos daqui. Quem provavelmente terá mais benefícios com tudo isso? O consumidor que ganhará uma experiência de usuário mais ágil, efetiva e personalizada.

Quem escreveu:

Isabel Sant Anna

Formada em marketing e cursando pós em mídias sociais, tem paixão por escrever e descobrir coisas novas. No tempo livre, gosta de explorar séries novas e criar playlists no Spotify. Sua cidade preferida é São Paulo e sonha em conhecer Nova York e Paris.

Veja todos os posts de Isabel Sant Anna

Comente

Comentários