Tecnologia

VERO: entenda como funciona a rede social livre de anúncios e algoritmos

Ferramenta promete um feed de notícias focado em posts de amigos e conteúdos pessoais

Nos últimos dias, você provavelmente deve ter se deparado com alguma postagem de amigo nas redes sociais falando sobre um aplicativo chamado VERO, e com certeza ficou se perguntando do que se tratava.

Bom, vamos lá! Apesar de a ferramenta ter despertado a curiosidade dos usuários da Internet recentemente, o VERO foi criado em 2016, com a promessa de ser uma rede social livre de anúncios e de algoritmos, indo na contramão das plataformas “tradicionais”, como o Facebook, Instagram e Twitter.

O objetivo do aplicativo é oferecer ao usuário um serviço de compartilhamento com a essência inicial das redes sociais: publicações de cunho pessoal, feitas por amigos e pessoas próximas. A ideia é não depender de um algoritmo para mostrar suas preferências no feed e nem interromper o conteúdo com anúncios.

VERO: conheça a rede social livre de algoritmos e anúncios
VERO deseja retomar a essência inicial das redes sociais

“As pessoas buscam naturalmente por conexão. É por isso que as redes sociais têm sido tão adotadas por elas nos últimos 10 anos. Elas oferecem a promessa de uma constante conexão, nos mantendo em contato com amigos e compartilhando o que está acontecendo em nossas vidas. Mas, como o passar do tempo, um desequilíbrio começou a se formar entre os interesses das plataformas e os melhores interesses dos usuários”, diz um manifesto publicado no site oficial do VERO.

Como o próprio nome já anuncia (Vero significa verdade em Italiano), o novo aplicativo está focado nas “relações de verdade”, com a possibilidade de recomendar filmes, programas, músicas e livros para amigos. A ferramenta também permite que você organize os seus contatos pelas classificações “amigo”, “amigo próximo” e “conhecido”. “Decidimos criar algo mais autêntico. Criamos uma rede social que deixa você ser você mesmo”, afirma a empresa.

O grande ponto alto do VERO é a ordem cronológica que, pela ausência de algoritmos, é obedecida, apresentando um feed na íntegra e com publicações imediatas. Além de mostrar todo o conteúdo que é publicado, a rede social também permite a compra de produtos e a reprodução de músicas sem precisar mudar de aplicativo.

Ferramenta garante acesso gratuito vitalício para os primeiros 500 mil inscritos

O app está disponível para sistemas Android e IOS e para começar a utilizar basta um rápido cadastro com e-mail e número de telefone. Os contatos da sua lista de e-mail e da agenda telefônica podem ou não ser sincronizados no aplicativo.

Entretanto, é bom que os interessados em criar uma conta no VERO sejam rápidos, pois o aplicativo será gratuito apenas para os primeiros 500 mil inscritos, que receberão o benefício vitalício. Para os demais, será cobrado um valor anual para utilização, ainda não revelado pela empresa.

Falta de privacidade é a principal causa da insatisfação dos usuários com as redes sociais atuais

Há tempos que uma grande parcela de pessoas vêm se mostrando insatisfeita com a falta de privacidade de plataformas como o Facebook, que usam dados pessoais de seus usuários para segmentar conteúdo com objetivos comerciais. Contudo, ainda é cedo para saber se o VERO veio para ficar e mudar a forma como interagimos e consumimos informações, o que afetaria muitas organizações que utilizam as redes sociais como principal canal de vendas e contato com clientes, ou se será apenas uma tentativa frustrada de desfazer um modelo de negócios já concretizado. Vamos aguardar!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *