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Diretor de Novos Negócios: uma pessoa criativa, segura e capaz de perceber boas oportunidades

“Entender como funciona cada área da empresa é fundamental para o cargo.”

Diretor de Novos Negócios

Entrevistamos nosso Diretor de Novos Negócios, Vinicius Casales, para falar sobre seu dia a dia na Dizain, seus desafios e um pouco de sua profissão.

Casales é graduado em Direito, com MBA em Gestão Empresarial e tem diversos cursos na área de marketing e finanças.  Com 15 anos de experiência em consultoria e marketing digital, já trabalhou para empresas como TV Globo, Fedex e Natura.

Ele está na Dizain desde março de 2012, onde começou atuando como Gerente de Projetos de médio e grande porte, além de estruturar uma metodologia de consultoria aplicável a clientes e prospects.

 

Como é o seu dia a dia na Dizain?

Como Diretor de Novos Negócios, cuido de toda parte comercial da Dizain, do primeiro contato com o cliente, passando pelo entendimento de potenciais demandas, elaboração de propostas e estratégia de preço adotada, até o follow-up com o aceite (ou não) das propostas. Também estruturo, conjuntamente, todo planejamento estratégico anual da Dizain, definindo objetivos e metas, planejando ações com foco em resultados financeiros positivos para a Dizain. Busco parcerias comerciais e operacionais que nos permitam expandir o portfólio de clientes, bem como a gama de serviços e soluções que possamos oferecer aos nossos clientes e prospects. Além disso, participo do conselho diretivo da empresa, avaliando o cenário geral, propondo e ajudando a definir medidas que nos tragam importantes resultados.

 

Quais são os seus maiores desafios e como eles te fazem crescer profissionalmente?

O maior desafio, sem dúvida, é alinhar uma rotina comercial corrida à demanda de atualização de assuntos/conteúdo do dinâmico mercado de marketing digital. Estar atualizado é um objetivo; estar à frente das propostas conhecidas, uma meta.

 

Como você analisa o setor de comunicação e marketing digital no RJ?

Numa análise superficial, vejo que todo mercado de comunicação, não só no Rio de Janeiro, está convergindo. Recentemente, empresas de diferentes setores têm se aventurado no mercado de marketing digital. Empresas de consultoria e tecnologia, por exemplo, têm oferecido serviços de consultoria e desenvolvimento de soluções integradas de marketing digital. Enquanto isso, agências on e offline tentam firmar seus espaços como empresas de comunicação, por vez concorrendo dentro de segmentos de mercado que não estão em seu DNA. O efeito disso é que empresas de consultoria e tecnologia possuem método de gestão e implementação de soluções, o que a curto prazo trazem segurança para o cliente, mas não fazem comunicação.  Em contrapartida, as “agências” on e offline dominam comunicação e conseguem fazer a marca cliente conversar com seu consumidor final, mas são caóticas quando se fala em gerenciamento de projetos. Em resumo, tende a se dar melhor aqueles que conseguirem alinhar método com comunicação criativa.

 

Que características você acha essencial um diretor de novos negócios ter?

  • Visão de mercado para enxergar as oportunidades;
  • Pensamento alinhado com as estratégias da empresa;
  • Atualização constante de conhecimento;
  • Arrojo para propor novas iniciativas;
  • Capacidade analítica de dados e informações.

 

Quais dicas você dá para quem está iniciando na área?

Entender como funciona cada setor da empresa é fundamental para o cargo. Não basta apenas entender da área comercial, é importante entender da operação, do atendimento, do gerenciamento de projetos. A força de uma empresa pode ser a fraqueza de um potencial cliente e parceiro.

 

Tem alguma dúvida? Envie para gente!

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