Pensamento Interativo

O digital invadiu o real:
a palavra da vez é integração.

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A medida que o número de usuários de internet cresce no Brasil – atualmente são mais de 100 milhões -, cresce também a importância de se investir no e-commerce como um dos principais canais de venda das marcas.

Recente pesquisa realizada pela Ipsos Connect, com matéria publicada na Meio & Mensagem, revelou que o ticket médio das compras via internet é quase o dobro do valor das compras nas lojas físicas. O consumidor brasileiro gastou em média R$ 428,00 no comércio eletrônico, contra R$ 229,00 nos pontos de vendas tradicionais.

Somado ao fato de que os custos de operação de um e-commerce são mais baratos do que a manutenção de uma loja física, os dados mostram que em momentos de crise, como o que o país vive, uma loja virtual deve estar no planejamento estratégico de qualquer marca de varejo para o ano de 2017.

Investir num ponto de vendas na internet é apenas uma das ações. Deve ser feito todo trabalho de captação de leads e fidelização do consumidor. Estratégias de Inbound Marketing e UGC são alternativas que vem despontando entre as mais usadas por marcas mundo a fora.

No Inbound Marketing é possível realizar ações que vão da atração e captação de leads até a efetiva conversão em venda. Dentro dessa estratégia existem ainda outras, como a produção de “Content Marketing” – veja Inbound Marketing x Marketing de Conteúdo: inimigos ou aliados.

Já o “User Generated Content” – ou simplesmente UGC – vem ganhando força entre várias marcas. Nesse caso, a estratégia de marketing é de criação de campanhas que estimulem os consumidores a produzirem, ou reproduzirem, espontaneamente suas experiências com os produtos comprados. Essa exibição voluntária de consumo, gera credibilidade para a marca e desperta desejo em outros consumidores.

O mesmo estudo, da Ipsos Connect, apontou que 63% dos entrevistados buscam informações na internet antes de finalizar qualquer compra. A influência da opinião isenta de outros usuários é mais valiosa do que a exposição dos benefícios dos produtos.

A Dizain possui experiência tanto na criação de estratégias de geração de leads, quanto na concepção e implementação de plataformas digitais, como um e-commerce. Confira nossos cases.

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