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Está na hora de usar o Pinterest

 

Pinterest

Quando se trata de imagens, o Pinterest é a rede social mais querida entre os usuários da web. Com mais de 200 milhões de usuários ativos (segundo dados divulgado pela rede no mês passado), a rede ainda é pouco explorada por marcas brasileiras como estratégia de engajamento e relacionamento.

Muitas empresas ainda pensam que o Pinterest é uma ferramenta eficiente apenas para áreas como moda, design e decoração, o que é um engano. Ela tem sido uma das melhores ferramentas pra quem deseja criar e fortalecer brand awareness, produzir vendas e engajamento com seus clientes. Dados e números produzidos pela rede são atraentes:

Números pinterest

  • Mais da metade de usuários são de fora dos EUA. 19 milhões deles são brasileiros. O Brasil teve um crescimento de mais de 100% em relação aos usuários.
  • Ligada mais às mulheres, a rede já possui 40% de usuários homens.
  • Se o Pinterest fosse um país seria o sétimo mais populoso do mundo.
  • 93% dos pinadores usam o Pinterest para planejar compras e 87% compram algo devido ao conteúdo que viram. 72% dos usuários alegam ter sido apresentado a novas marcas e serviços pela rede.

Podemos observar isso a partir do perfil de grandes marcas e suas atuações por lá: A Sony tem um painel onde apresenta imagens fotografadas por seus usuários; O Ministério do Turismo brasileiro usa a sua conta pra explorar as peculiaridades do país com pastas divididas por estados; Já a General Eletric, por sua vez, tem uma persona mais bem-humorada na rede com boards como o ‘Hey Girl’ com montagens inspiradas no meme do ator americano Ryan Gosling.

Esses são apenas 3 exemplos reais de como é possível se posicionar de forma eficaz que engajando seguidores dentro da plataforma. Separamos algumas dicas valiosas e necessárias para que sua marca tenha resultados rentáveis na plataforma:

1 – Seja ‘encontrável’

Primeiro passo é fazer uma conta e utilizar um nome de perfil que já seja o utilizado em outras redes sociais – assim você mantêm sua identidade. Outro ponto importante é criar um perfil corporativo para sua empresa, assim você terá acesso ao Analytics da rede.

2 – Ficar de olho no algoritmo

Como o Facebook e o Instagram, o Pinterest também tem um algoritmo. Ele escolhe repins e pins selecionados que possam ter mais a ver com o usuário, o que torna importante uma boa curadoria de conteúdo. Leve em consideração alguns fatores como: qualidade do pin, qualidade do pinador e relevância.

3 – Escolha imagens verticalizadas

A plataforma privilegia e recebe melhor fotos publicadas no sentido vertical. Quem posta mais conteúdos seguindo essa estrutura tem mais probabilidade de atrair olhares dos usuários.

4- Faça descrições  – e em português

Imagens com descrição informativas têm mais relevância para o Pinterest. Outra dica é produzir textos em português já que usuários brasileiros interagem melhor com conteúdo produzido no seu próprio idioma.

5 – Publique assuntos populares

O público do Pinterest gosta muito de compartilhar conteúdos de lista, montagens e tutoriais. Esses tipos de publicação são vistas como úteis para os usuários que tendem a interagir e se engajar mais a elas.

5- Use Hashtags e redirecione seu conteúdo

Novidade na rede, agora é possível usar hashtags para compartilhar conteúdo e fazer buscas dentro do Pinterest. Outro ponto bem importante é direcionar todo o conteúdo que sua marca produz/compartilha para o seu site. As duas ações visam o aumento do tráfego e a conversão de vendas.

 

Por fim, não se esqueça de aliar todas essas estratégias a uma análise periódica das métricas do seu perfil. Elas te ajudarão a entender melhor seu público e validar seu conteúdo.

 

Fontes Dados: Ecommerce Brasil, Pinterest Brasil e Splinklr.

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