Criatividade e Inovação

Estamos Vendendo para a geração X?

Geração X

Estamos vendendo para a geração X? Segundo o estudo recente publicado pelo Grupo Abril, sim, mas ainda falta muito. A força econômica da geração X, público com idade aproximada entre 35 a 54 anos e responsáveis por mais da metade de renda gerada no país assim como de 7 entre as 10 compras realizadas na internet, foi analisada pelo Instituto e a conclusão é muito interessante.

Com mais poder aquisitivo e força de compra, essa parcela da população é a que mais consome entre todas e também a mais propensa a ser fiel a produtos. Ainda assim, apenas 7% dela se sentiu representada em campanhas publicitárias e estratégias de marketing produzidas pelas empresas brasileiras em 2016.

A obsessão com os millennials, geração nascida a partir dos anos 80, é o grande ‘X da questão’. Eles são o maior foco do mercado publicitário, hoje em dia, protagonizando a maioria das ações de mídias sociais e branding contents atuais. Essa estratégia encontra vários ruídos quando olhamos para as estatísticas: os millennials são a fatia da população menos interessada em consumo e com menor poder aquisitivo.

Separamos os melhores insights que surgiram a partir desse estudo pra quem deseja se comunicar melhor com essa geração:

  • Representação Real: Eles não querem ser vistos por estereótipos e de uma maneira generalizada. Eles desejam ser representados exatamente como são. Isso vale principalmente para quem se comunica com o público feminino.
  • Geração Multiplataforma: Eles são os mais equilibrados no uso de plataformas digitais e também os mais receptivos com os diferentes formatos de propaganda.
  •  Família é Importante: Pode ser clichê, mas é real. Porém não precisa ser boring. Uma comunicação bem-humorada, mais moderna e realista envolverá mais o seu público.
  • A razão dá à tônica: Eles gostam de propagandas mais objetivas focadas nas características dos produtos. O lado emocional é importante, mas precisa ser mais equilibrada.
  • Novos Paradigmas? Sim, mas não tão rápidos: Percursora de vários discursos levantados pelos millennials nos dias de hoje, os Xs são mais tradicionais e cautelosos quanto aos temas polêmicos atuais.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.