Tendências

F- Discovery: Consumidores descobrindo novos produtos e serviços através das redes sociais

Fonte: Dulwich Picture Gallery

No post, falamos sobre o Fator F e sua importância na escolha de um produto ou serviço pelo consumidor. O fator F traz três pontos principais – Friends, Fans and Followers – mas dividi-se em: F- Discovery, F- Rated, F – Feedback, F- Together e F- Me.

Hoje falaremos sobre o fator descoberta. Os consumidores têm a necessidade de possuir ou experimentar o melhor dos melhores, o que é novidade e o que todos desejam. Eles buscam o desejo e a satisfação através da emoção e da interação. Com disso, estão sempre interessados no que a sua rede de Friends, Fans and Followers pensam, fazem, comem, leem, ouvem, dirigem, viajam e compram. Muitas vezes, isso será semelhante à forma como eles querem pensar, agir e comprar.

O site americano Polyvore se apresenta como “uma comunidade de formadores de opinião”. Os usuários podem escolher produtos na web e montar looks virtuais que podem ser compartilhados em redes sociais. Além disso, o site também traz roupas de marcas famosas e aquelas que as celebridades usam. O usuário acompanha as tendências e descobre onde comprar o item desejado.

Já o Boutiques.com é um site de compra personalizada do Google onde os usuários podem criar sua própria coleção de itens favoritos da web. Além disso, o Likebutton.com permite que o usuário veja uma lista do que seus amigos “curtiram”.

No Brasil, é comum encontrar também blogs num formato brechó, onde usuários trocam produtos de interesse mútuo ou simplesmente compram aquilo que já não mais interessa ao outro. Nesses blogs, cada usuário registra quais marcas consomem mais e quais são as mais almejadas.

Sites como o da C&A permitem, ainda, que cada usuário monte o look à sua maneira. Uma ação de destaque premiou seus seguidores através do melhor look montado.

É importante pensar como essas comunidades são importantes no momento da divulgação ou mesmo do reforço do conceito de uma marca. É o famoso “boca-a-boca”.

Próximo fator: F- Rated: Consumidores recebendo avaliações, recomendações e opiniões de produtos e serviços a partir de suas redes sociais. Aguardem!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.