Tendências

F- Rated: Consumidores recebendo avaliações, recomendações e opiniões de produtos e serviços a partir de suas redes sociais

Falamos sobre o Fator F e sua importância na escolha de um produto ou serviço pelo consumidor e que o fator de descoberta descreve-se pelo constante desejo de experimentar o novo.

Enquanto o consumidor procura a melhor maneira de experimentar a novidade, cada vez mais informações chegam através da sua rede de amigos. Além disso, o acesso a essas informações aumenta, a partir do momento que percebem o peso das recomendações e opiniões sobre algo que eles querem saber ou comprar. Atrelado a isso, os sites oferecem cada vez mais serviços de recomendações, pensando em bens e serviços de maior procura.

Um ótimo exemplo é a Levi´s. Em abril de 2010, foi a primeira grande marca a integrar a sua loja online com o Facebook. E trouxeram um diferencial: permitiram que os usuários pudessem ter acesso aos produtos que seus amigos mais “curtiram”, trabalharam a interação com esses usuários e criaram uma espécie de “like minded shopping”.

Em julho do mesmo ano a Amazon lançou um recurso que permite aos usuários integrar as suas contas do Facebook e da própria Amazon. O recurso permite que se conecte através da rede e atrele recomendações dos produtos da Amazon nas informações encontradas no perfil do usuário no Facebook. Além disso, também informa ao usuário quais os livros, músicas e DVD´s mais populares entre seus amigos e sugestões de presentes de aniversário.

O Google +1 é um recurso lançado em março deste ano que traz a personalização dos resultados de pesquisa, permitindo que aos usuários tenham um ganho maior nos resultados. Estes são compartilhados com os contatos no Google e seus resultados de pesquisa. Seu é permitir que os usuários ajudem uns aos outros na escolha dos mais relevantes e melhores resultados.

Próximo fator: F – Feedback: Consumidores pedindo aos seus amigos e seguidores para ajudar nas suas decisões de compra

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.