DestaqueTecnologia

Google AMP e o impacto no SEO

postSEO

Segundo pesquisa concluída em setembro/16 pela CGI.br e publicada no site da EBC, o Brasil possui cerca de 102 milhões de usuários de internet, dos quais 89% usam os celulares como primeiro dispositivo para ter acesso a websites e aplicativos.

Esse é um fato que consolida o crescente uso das “pequenas telas”, que fez com que os profissionais desenvolvedores de soluções para internet, viessem aprimorando a construção de seus projetos para melhor adequação ao User Experience (UX).

Além da usabilidade, outro desafio é o carregamento dos websites. Nem sempre o usuário conta com uma boa conexão – ou não quer usar o seu plano de dados indiscriminadamente – e um rápido carregamento pode fazer a diferença entre uma visita bem-sucedida e uma rejeição.

Pensando nisso, o Google apoiou a criação e desenvolvimento do Accelerated Mobile Pages (AMP) Project. A iniciativa tem por principal objetivo criar, de maneira colaborativa, mecanismos – através das tags HTML e outras linguagens – que otimizem o carregamento das páginas web nos dispositivos móveis.

1Embora afirmasse que o uso não fosse uma obrigatoriedade, o buscador já mostra que, para impulsionar o uso das práticas preconizadas pelo AMP Project, vai destacar – ou seria privilegiar – as páginas que já tenham implementado a nova codificação, por entender que o carregamento das páginas é um fator relevante na entrega da busca feita pelo usuário.

No exemplo ao lado, nota-se que na busca feita através de dispositivo móvel, usando o buscador Google, as páginas que já possuem o AMP implementado estão melhor ranqueadas do que as demais, que ainda não fizeram esse tipo de ajuste.

O reflexo disso é que além da adequação dos sites ao UX de smartphones e tablets é fundamental iniciar a implementação dos códigos AMP aos novos projetos, visto que existe impacto direto nas estratégias de SEM, pelo menos as relacionadas ao Google, o buscador mais utilizado do mundo.

 

A Dizain já está atuando no trabalho de implementação do Google AMP em projetos de nossos clientes. Saiba como podemos ajudar.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *