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Marketing Digital para B2B e B2C: Entenda as diferenças de cada público

marketing B2B e B2C

 

Uma das premissas básicas do marketing é identificar qual é a persona do seu negócio. Outra demanda tão importante e necessária também é entender qual é o tipo do seu público. Basicamente, existem dois: o B2B e o B2C.

A sigla B2B significa Business to Business que são os negócios realizados entre uma empresa e outra. Já B2C é Business to Consumer, negócios feitos entre uma empresa para clientes. São públicos diferentes com necessidades distintas. Logo, a comunicação e o conteúdo criado para eles não deve ser necessariamente o mesmo.

Como diferenciar o planejamento digital para o público B2B e B2C?

O público B2B está mais focado na resolução dos seus problemas se posicionando diante dos seus clientes como autoridade. Já no B2C, o cliente final se relaciona com a marca de uma forma mais direta e menos formal. Os focos são diferentes, mas o objetivo de inbound marketing é parecido: todos desejam engajamento e alcance com as suas personas e todos precisam criar um conteúdo de qualidade.

Se uma empresa deseja obter resultados eficientes das suas ações táticas e estratégicas com os 2 públicos, ela precisa entender as principais diferenças entre eles:

Público B2B – Apresentar cases de sucesso, infográficos, estudos e pesquisas de mercado que validam a comunicação com o seu público. Criar materiais que irão auxiliar o dia a dia desse cliente será mais relevante e assertivo.

Público B2C – O público B2C utiliza as redes sociais com diferentes objetivos: como lazer, para compras e o consumo de conteúdo dos mais diferentes assuntos. Sendo assim, a comunicação com esse cliente pode ser mais fluida, dinâmica e precisa abranger outras necessidades.

Essas diferenças também se dão nos formatos e canais utilizados para se comunicar com o B2B e B2C: Para o primeiro, aposte em webinnars, infográficos e ebooks. O LinkedIn e o Twitter são redes sociais mais eficientes para estreitar esses relacionamentos. Na comunicação para o consumidor, vídeos e imagens são mais atrativos e canais como o Facebook e o Instagram ganham mais atenção e engajamento.

Independente do tipo de público para o qual você se comunica é preciso criar e oferecer experiências que levem ambos a consumir seu conteúdo, se engajar a ele e, por fim, consumir seu produto ou serviço fidelizando-se a eles.

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