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Mídias Sociais e os três “F´s”

No artigo anterior, falamos sobre o boom do marketing digital e da importante relação entre e-mail marketing e redes sociais. Atrelado a isso, temos também aqueles que fazem o boca-a-boca das campanhas: os amigos e seguidores. Os consumidores estão, cada vez mais, navegando em suas redes de amigos, fãs e seguidores para descobrir, discutir e adquirir bens e serviços. Como resultado, as marcas começaram a prestar mais atenção a eles, a quem chamam de fator F. O fator F é representando por Friends, Fans and Followers, comuns a todas as mídias sociais.

Porque o fator F é importante para o consumidor? Porque é através dele que o consumidor passa a confiar em uma marca. Vejamos o exemplo: Maria, dona de casa, viu na televisão uma nova marca de sabão em pó, mas não ficou convencida de comprá-la. À noite, quando entrou em seu perfil do Facebook, viu comentários sobre a tal marca de sabão e resolveu comprar. O consumidor pode até testar outro produto depois, porém irá confiar primeiro na marca sugerida e curtida por seus amigos. O mesmo se aplica a novas marcas e novos produtos que chegam ao mercado.

KellerFay, consultoria especializada em pesquisa de marketing americana, estima que há quase um trilhão de conversas em redes sociais sobre as marcas todos os anos só nos EUA. É claro que esse comportamento não é novidade. A tecnologia está desvendando novas manifestações desse comportamento para ampliar a sua relevância e o seu impacto.

Com mais de 500 milhões de usuários ativos, o Facebook registra um gasto de mais de 700 bilhões de minutos por mês em suas páginas. E o impacto não é registrado somente nele: todo mês, mais de 250 milhões de pessoas utilizam mais de 2,5 milhões links externos em seu feed de notícias. Além disso, aplicativos como o “like” alimentam ainda mais o fator.

Outro exemplo bastante conhecido são os sites de compras coletivas. Eles tiveram um aumento explosivo de acesso e assim como o Groupon, que chegou a 40 milhões de promoções em dois anos e meio de lançamento, usam referências de amigos e fãs para impulsionar as vendas.

Nos próximos posts vamos falar de cada F. Aguardem!

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