Dia a Dia

Novos Negócios: Como Funciona a Prospecção de Novos Clientes

 

novos negócios

Essa semana fui “convocado” por uma das redatoras da Dizain, agência digital que faço parte, a escrever um texto para o nosso Blog. O tema escolhido foi para eu contar um pouco do que faço no dia a dia da agência, na seção de Novos Negócios.

Com isso, decidi contar o que faço mas passando por um ligeiro flashback da minha carreira profissional que começou no século passado, rsrsrs.

O título que escolhi, de uma das músicas do Raulzito, representa bem a minha carreira até os dias de hoje.

Minha vida profissional começou no final da década de 80, para ser preciso em 1988, após eu retornar de um período de estudos na School of Visual Arts de NY. Fui trabalhar como Assistente de Criação na extinta Globograph, criando e dirigindo vinhetas e comerciais em 3d.

Depois disso, já em 1994, montei a minha produtora de 3d. Passei a criar com mais liberdade, dirigir, cuidar da parte de negócios e gestão dos projetos do briefing a finalização. Fiz vários trabalhos para TV e Cinema, além de ganhar um prêmio de Melhor Diretor de um vídeo clipe. Cheguei a idealizar e produzir um longa de animação.

Em 2009 começou a minha real “METAMORFOSE”, fui convidado para assumir a parte de Novos Negócios de um provedor de internet que também possuía um núcleo de TI. Foram 4 anos de aprendizados de novas tecnologias, com um foco em novos negócios e gestão de projetos. Dentro do provedor ainda criamos um estúdio, que eu coordenava, que era voltado para criação e desenvolvimento de projetos web.

Após esse aprendizado em TI fui convidado por uma das maiores empresas de Segurança da Informação do mundo para cuidar da área de negócios no Brasil.

Foi fantástico ter acesso a novas tecnologias de segurança da informação, equipes e processos, além de trocar visões de negócios com líderes e gestores estrangeiros.

Pois é, fiz esse resumão acima para chegar aonde estou hoje, na agência digital Dizain. Fui convidado pela CEO para ajudar na área de Novos Negócios da agência no final de 2016.

O desafio é muito bacana porque desde a época de produtora e depois em TI, sempre atendi as agências como fornecedor e agora faço parte de um time e estou conhecendo melhor o lado de cá.

O meu dia a dia é direcionado a aquisição de novos negócios. Foco meu esforço buscando potenciais clientes que precisam iniciar ou melhorar a sua comunicação e sua presença digital. Quando localizo um perfil que acho interessante, faço contato com o marketing, mando a nossa apresentação, cases de sucesso e procuro agendar um papo.

Tudo isso monitorado pelo CRM que uso para que minhas prospecções e tarefas diárias não se percam no limbo.

Quando vou para as reuniões, levo tudo que mapeei do cliente na sua presença digital para mostrar que já conhecemos ele bem mais do que imagina. Na reunião tento conseguir informações dos pontos que o incomodam , além de levantar suas metas e planejamentos da empresa para o futuro.

Em cima das informações levantadas fazemos uma reunião interna para analisar o que devemos propor, e com esses dados monto a proposta comercial.

Como a nossa demanda interna de projetos e clientes tem aumentado, passei também a atuar dando suporte aos projetos que envolvam a equipe de TI. Participo dos briefings junto ao cliente e depois analiso com o TI as melhores soluções a serem propostas.

Passei também a ficar mais próximo do atendimento para ajudar no fluxo dos projetos que estão na casa. Como tenho grande experiência em gestão, passei a dar suporte no controle dos projetos para evitar gargalos e procurar soluções que agilizem a equipe e melhorem a qualidade do nosso atendimento junto aos clientes.

Bom, isso é um pouco do meu dia a dia na agência, espero que curtam.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.