Dia a Dia

Personas: O que são e por que você precisa delas para sua empresa

 

personas

Um dos passos mais importantes na construção de um planejamento de marketing é a identificação e criação de personas. Personas são essenciais na construção de um conteúdo estratégico pois o propósito das ações criadas por uma marca precisa ser comunicado de maneira certa para as pessoas certas.

Qual a diferença entre buyer persona e público-alvo?

Antes de começar é preciso saber a diferença de público-alvo, o processo mais comum usado pelo marketing para classificação de clientes, para buyer persona. Os dois não significam a mesma coisa. Enquanto público-alvo é a parcela abrangente da sociedade com quem você se comunica, persona é a representação semificcional do seu cliente ideal.

Em um mercado muito abrangente e com concorrência acirrada como o atual, se comunicar com o cliente sabendo exatamente o que ele precisa, te deixa passos à frente no desenvolvimento de estratégias de marketing mais aperfeiçoadas. Porém a criação de personas não pode ser baseada em dados hipotéticos. Sua construção deve ser feita a partir de uma análise dos dados reais que você possua sobre os seus clientes atuais. Essas informações podem ser obtidas através da sua base de dados e também por pesquisas.

Como Definir Personas

A partir dessa coleta é criado um perfil com essas informações divididas entre elementos objetivos (nome, cargo, renda, idade) e subjetivos (objetivos pessoais, hábitos de compra, dificuldades e desafios). Você não precisa ter necessariamente uma persona para sua marca, mas sim decidir qual é a mais importante entre as que foram criadas. Uma consideração sobre esse processo de criação é não deixar de incluir dados e observações coletadas de clientes insatisfeitos. Assim, você terá um panorama mais abrangente e realista de suas necessidades. Leia aqui um dos nossos cases sobre a importância da definição mais assertiva do seu público.

Criar personas não é uma ação pra ser feita uma única vez. Você deve aperfeiçoar e melhorar esse processo com o passar do tempo de acordo com as mudanças do mercado e de posicionamento da sua empresa. Além disso, elas precisam ‘sair do papel’ e realmente pautar as ações estratégicas do seu departamento de marketing, seja online ou off-line.

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