A rapidez com que os conceitos saem do papel para prática está cada vez maior. O Supermercado Virtual é uma dessas ideias que você queria ter tido e que algumas empresas já estão correndo para colocar em prática. Tudo bem que comprar pela internet já não é novidade para ninguém. Mas trata-se de algo um tanto diferente.

A gente sempre esquece alguma coisa quando vai ao supermercado e só de pensar em enfrentar carrinho-fila-sacolas outra vez, já bate um desânimo. Uma prateleira de supermercado bem na saída do metrô, ou no ponto do ônibus, na fila do banco vem bem a calhar em uma hora dessas.

Criada para a Tesco, que mudou o nome na Coréia do Sul para Home Plus, a ideia original levou Grand Prix em Cannes e já está sendo colocada em prática por aí.

A P&G, por exemplo, instalou um supermercado virtual em estações de metrô badaladas. O serviço funciona assim: as prateleiras são mimetizadas através de fotografias em tamanho real em formato de display iluminado e cada produto tem seu preço e QR Code equivalente.

Assim, qualquer um que esteja passando por ali pode usar seu smartphone para comprar os produtos expostos como lâmina de barbear Gilette, desodorante Old Spice, shampoo Pantene e fraldas Pampers. Você faz o pedido e o produto é entregue na sua casa sem fila, sem descarregar sacolas para o carro, sem carrinho de compras, sem estacionamento… Lindo, ecologimente correto e econômico, não é?

A Yihodian.com também adotou o sistema em Shanghai e algumas marcas como L’Oréal e Wal-Mart parecem estar de olho no case.

Será que essa moda chega ao Brasil? Com tanto mercado de smartphone, banda larga 3G e disponibilidade de sinal para crescer, achamos que ainda temos um longo caminho pela frente. Mas diz aí, você compraria usando QR Code?

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *