Criatividade e InovaçãoTecnologia

Tecnologia e comodidade nas ruas de Manhattan

 

A cidade optou por trocar as velhas cabines telefônicas por pontos de sinal wi-fi.

wi-fi em NYC

O Jornal O Globo divulgou que Bill de Blasio, prefeito da cidade de Nova York, irá trocar todos os 6,4 mil orelhões em seu território por totens touch que distribuem sinal wi-fi gratuitamente, têm teclado numérico para chamadas sem custos dentro dos Estados Unidos e possuem espaço para carregamento de smartphones. Além disso, eles também ajudarão turistas e moradores a se locomoverem pela cidade fornecendo informações úteis.

A instalação começa em 2015 e colocará em funcionamento 500 aparelhos no primeiro ano do projeto, mas contempla a longo prazo a colocação de 10 mil equipamentos na Big Apple. Os totens funcionam 24h por dia, alcançando cerca de 50m de raio de distância e oferecendo até 1Gbps de conexão, ou seja, eles seriam 10 vezes mais rápidos que as atuais redes públicas de internet.

O lado mais genial desta iniciativa é o fato de que ela não vai custar um centavo aos cofres públicos: com a estimativa de render 500 milhões de dólares durante o próximo ano (cifra capaz de custear o projeto e ainda gerar lucros), o projeto está sendo desenvolvido pela empresa LinkNYC e será totalmente custeado por publicidade, desde sua instalação à operação e manutenção.

O que isso significa para o turismo da cidade?

Significa que quem estiver por Manhattan, um dos lugares com maior fluxo turístico do mundo, poderá usufruir de um serviço útil e de qualidade, sem depender mais de lanchonetes como Starbucks para poder ler e-mails, atualizar suas fotos e enviar mensagens para parentes em outras cidades ou países. E tudo que a população “trocou” por isso foram cabines telefônicas que ficaram obsoletas com a chegada dos celulares.

A conclusão da notícia é que a tecnologia será usada de forma inteligente para ajudar a vida de quem vive na cidade ou a procura como destino de férias – uma ótima ideia, que devia ser copiada por aqui!

Histórico de inovação

Essa não é a primeira vez que a cidade que não dorme surpreende com ideias modernas: já contamos aqui dos displays On The Go, painéis touch instalados em algumas estações de metrô para ajudar os passageiros a descobrirem a rota mais rápida de onde estavam até seu destino, além de uma série de outras informações relevantes sobre o sistema de transporte de NYC.

E você, acha que essa novidade funcionaria bem por aqui? Acredita que um dia possamos contar com uma tecnologia similar nas ruas do Brasil? Conte para a gente a sua opinião!

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *