Pensamento Interativo

O digital invadiu o real:
a palavra da vez é integração.

Sistema_Binaural

Sistema Binaural ou “Binaural Recording Systems”. Você já ouviu esses termos? Eles estão ficando cada vez mais conhecidos dentro do mundo digital, principalmente para os amantes do 3D e da RV (realidade virtual). Essa expressão foi criada e desenvolvida por Edgar Choueiri, professor de Mecânica e Engenheiro Espacial da Universidade de Princeton, nos EUA.

Esse sistema funciona da seguinte maneira: o som captado assemelha-se quase que perfeitamente ao som que é captado por um ouvido real. Imagine essa tecnologia combinada à realidade virtual? Imagine salas de cinema 360º com ambas as tecnologias, ou um grande salão de jogos de RV combinados com o BRS. Este pode ser um cenário não muito distante.

Como mostramos no post sobre os benefícios que a realidade virtual está trazendo até para a área da saúde, esse sistema também irá trazer muitos tipos de benefícios para o mercado como um todo. Essa tecnologia ainda não chegou ao Brasil, mas quando chegar, com certeza conseguirá dar um upgrade em muitas áreas, principalmente áreas que envolvam o digital. Os produtores de conteúdo e a indústria de entretenimento agradecem.

As salas de jogos de RV já são uma realidade no Brasil. Em São Paulo, existe o VR Gamer, que é uma grande sala de jogos no qual todas as pessoas que vão são imersas nesse mundo paralelo. Para todos os jogos são disponibilizados headphones, para que a pessoa sinta-se ainda mais dentro do jogo. Agora, se já com os headphones, as pessoas já se sentem realmente dentro do jogo, imagina quando a tecnologia binaural for disponibilizada. O que fica como principal indagação é: será que um dia as pessoas vão preferir passar mais tempo na realidade normal ou na realidade virtual?

Quem escreveu:

Larissa Queiroz

Larissa Queiroz

Publicitária e Canceriana com ascendente em Gêmeos. Seu maior sonho é poder, um dia, viver na cinzenta Londres. Um vício? Chocolate ao leite, mas meio amargo também serve. E é claro, não há nada melhor do que shows das suas bandas favoritas para poder recarregar as energias.

Veja todos os posts de Larissa Queiroz

Comente

Comentários