Veja um balanço final da popularidade da Copa do Mundo 2014 na internet.

Teve muita! E se o balanço dos primeiros quinze dias de campeonato já tinha nos fornecido números impressionantes (confira em detalhes no nosso post anterior, aqui), o placar final desse foi de cair o queixo!

De acordo com o Google, o momento do evento que mais gerou buscas foi a goleada da Alemanha sobre o Brasil e o gol mais procurado foi o de Van Persie no jogo da estreia da Holanda contra a Espanha. Mas, se tratando de goleiros, os internautas queriam saber mais sobre Guillermo Ochoa (México), Tim Howard (Estados Unidos) e Manuel Neuer (Alemanha).

O goleiro Ochoa e o atacante Van Persie ficaram entre os atletas mais procurados no Google.

E parece que a atuação de Howard realmente o pôs em destaque ao lado da mordida do uruguaio Suárez em um jogador italiano e as repetitivas quedas do atacante holandês Arjen Robben. As defesas do americano ficaram no top 3 de momentos da Copa que mais originaram memes.

Entre os estádios, o mais comentado foi, claro, o Maracanã. Já no que se diz respeito aos jogadores do campeonato, Neymar foi o mais comentado, seguido de perto por Cristiano Ronaldo e Messi – porém, vale lembrar que todos os atletas que entraram para a lista de indicados ao prêmio Bola de Ouro da FIFA foram muito buscados.

As goleadas eram marcadas pelo que as redes sociais têm de melhor – memes.

No Facebook, após se tornar o assunto mais comentado da história da rede social (foram mais de 1 bilhão de interações apenas nos primeiros quinze dias de competição), o mundial de futebol quebrou mais um recorde:

Durante o jogo da final, mais de 88 milhões emitiram cerca de 280 milhões de posts, comentários e curtidas, fazendo desse confronto o evento esportivo único mais popular da história do site de Zuckerberg.

Por incrível que pareça, o país mais engajado nesse momento foi os Estados Unidos.

E se os números acima pareciam relevantes, espere até ver o desempenho surpreendente do Twitter neste campeonato!

O jogo da semifinal entre Brasil e Alemanha gerou uma movimentação de 35.6 milhões de tweets e ganhou o posto de acontecimento mais discutido no canal desde sua criação.

Apenas quatro dias depois, durante a final da Copa, a partida entre Alemanha e Argentina (que motivou Trending Topics como #Esta CopaEsDeArgentina, #JogaPraMimAlemanha e Mick Jagger) quebrou um novo recorde, alcançando o maior pico de Tweets Por Minuto já visto:

618.725 mensagens eram postadas a cada 60 segundos quando o time alemão se sagrou o campeão do torneio.

Essas estatísticas incríveis fizeram desta Copa um momento de muita interatividade entre times e torcedores, muitas telinhas (do celular) e telonas (da tv) sendo acionadas simultaneamente, muitas opiniões do público em relação aos jogos sendo divulgadas e, principalmente, muita emoção indo parar na rede em forma de postagem!

Para encerrar, deixamos para você um vídeo criado pelo Twitter para resumir a Copa do mundo em micropostagens, confira:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.