Pensamento Interativo

O digital invadiu o real:
a palavra da vez é integração.

 

No fim de novembro, a DIZAIN fechou o contrato para assumir a presença digital de um dos maiores e mais tradicionais eventos de samba do Rio de Janeiro: o Trem do Samba.

A iniciativa cultural, idealizada pelo sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz em 1996, recria a viagem de trem feita por Paulo da Portela e outros negros sambistas que, para fugir da repressão policial ao samba, cantavam no interior dos vagões rumo a Oswaldo Cruz. Realizada anualmente há 21 anos, o evento virou uma tradição e, a cada ano, no dia do aniversário do Samba, reúne milhares de apaixonados.

Nosso trabalho começou há menos de um mês do evento – que, em 2016, excepcionalmente, ocorreu nos dias 02 e 03 de dezembro – com o desafio de reformular a logomarca para deixá-la mais moderna e despojada, sem perder a identidade do Trem do Samba. Logo que aprovada a nova marca, foi iniciado o planejamento e desenvolvida a toda a programação visual, além da landing page de apresentação do Evento, com as principais informações da edição de 2016.

Nas redes sociais, a página oficial do Trem do Samba no Facebook estava sem frequência de postagens e sem crescimento, já que só era atualizada com a proximidade da data.

Traçamos uma estratégia para divulgar e restabelecer relacionamento com o público base já existente, além de focarmos na aquisição de novos seguidores através do investimento em mídia paga e postagem de conteúdo baseado em informações e curiosidades do projeto e da história do samba.

A campanha de mídia desde o início apresentou ótimos resultados. Já no primeiro dia de veiculação a curva de crescimento de novos fãs subiu muito, resultando em mais de 8.900 novos fãs em apenas 15 dias, com custo atingido de R$ 0,78/fã.

Em uma ação digital de 24 dias, o evento alcançou um total de 1.156.569 pessoas, entre pago e orgânico. O conteúdo postado no Facebook obteve também um bom engajamento com o público, com taxa de engajamento médio de 0,84%.

No fim, mesmo com prazo curto, tudo correu dentro do planejado e o resultado alcançado ficou acima das expectativas.

Quer divulgar e aumentar a presença digital da sua marca? Nós podemos te ajudar! Para conhecer mais sobre nossos serviços e outros cases da DIZAIN, entre no nosso site: http://dizain.com.br/.

Quem escreveu:

Luísa Mello

Luísa Mello

Carioca e jornalista de formação, vivendo no mundo do Marketing Digital. Adora moda, artes, decoração e diferentes culturas. Sua grande paixão: viajar. Morou em Madrid por seis meses, onde conheceu pessoas interessantes e aprendeu a enxergar o mundo de outra forma.

Veja todos os posts de Luísa Mello

Comente

Comentários