DestaqueTendências

Uma imagem vale mais que mil palavras

A importância do uso de elementos visuais na comunicação digital

Uma imagem vale mais que mil palavras. Nunca uma frase fez tanto sentindo. Com a velocidade da internet, o boom das redes sociais e a correria do dia a dia, o uso de vídeos, fotografias e imagens, é algo que deve ser explorado (e muito) pelas empresas.

Eu, como redatora e usuária assídua de redes sociais, percebo claramente que os melhores posts, os que realmente engajam, são os que contêm fotos e imagens. O texto tem sua importância e função, mas, sem dúvida, se a imagem for nítida e atraente, chamará mais atenção que sua descrição ou legenda.

Um estudo do Social Bakers, feito no início do ano com 5.000 fanpages, confirma exatamente isso:

“93% dos posts mais engajados são fotos ou imagens.”

Outra pesquisa, esta feita pela Kissmetrics, diz que:

“Posts com foto conquistam 53% mais likes e 104% mais comentários, além de 84% mais interações e 68% mais cliques nos links.”

Os vídeos também fazem parte dessa história. Não é à toa que o Youtube recebe mensalmente milhares e milhares de usuários e faz tanto sucesso.  Veja aqui alguns dados curiosos que já citamos sobre este canal.

Mas você já parou para pensar por que o mundo é tão visual? 

Talvez porque “ver” seja algo natural e inato ao ser humano.

Além disso, o cérebro processa 60 vezes mais rápido uma imagem do que um texto escrito.

O poder da cor e da imagem também está diretamente relacionado à emoção. Uma fotografia pode transmitir diversos sentimentos: alegria, raiva, desejo, etc. Além de tudo isso, as imagens são “rápidas” e podem ser “absorvidas” pelo leitor com mais facilidade.

É importante ressaltar também o fato de que as pessoas estão cada vez mais dispersas. Há uma enxurrada de informação que vem de todos os lados e acabamos criando um “filtro” que automaticamente descarta o que não nos interessa visualmente.

Diante dessa realidade tão dinâmica, o grande desafio é buscar criar imagens originais, criativas, impactantes, naturais e que “prendam” o olhar. Adicionar legendas e textos para melhores resultados de SEO são essenciais, mas é preciso buscar o equilíbrio para ambos “respirarem”.

Veja que bacana o infográfico da Leap Agency (em inglês):

Infográfico

Você também concorda que estamos cada vez mais visuais?

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *