Tecnologia

WhatsApp Business chega em momento de transformação no setor de Telemarketing

Com foco nas pequenas e grandes empresas, aplicativo é uma alternativa eficaz de contato com clientes

Uma das muitas vantagens tecnológicas para a comunicação empresarial são as diversas ferramentas disponíveis com o propósito de otimizar rotinas e estreitar as relações entre a empresa e os clientes. O mais recente suporte a chegar ao mercado é a versão do WhatsApp para negócios. Apesar de já ser muito utilizado por empresas, principalmente as de pequeno porte, e por profissionais liberais e autônomos, o aplicativo, em sua versão original, não oferece os recursos ideais para transações comerciais.

WhatsApp Business

Seguindo os passos do Facebook, WhatsApp Business permite mensagens automáticas

Voltado para pequenas e médias organizações, que utilizam smartphones como ferramentas de venda, o Whatsapp Business já está disponível no Brasil e apresenta três grandes mudanças. A primeira é que a conta é comercial, e o cliente saberá que é um número vinculado a uma empresa. A segunda é que o aplicativo permite mensagens automáticas, a exemplo do que já acontece no e-mail e no Facebook.

Outra novidade interessante para o mundo dos negócios é que a empresa tem a possibilidade de acessar as estatísticas das interações com consumidores, como por exemplo, se as mensagens foram lidas.

Mudanças na legislação abrem espaço para o uso de aplicativos em transações comerciais

O aplicativo chega em um momento de mudanças no cenário das vendas por telefone e promete renovar o setor, pelo menos no estado do Rio de Janeiro, tendo em vista a aprovação da Lei 7.853  (sancionada em 15/01/18), que trata de restrições nos contatos de empresas com consumidores por telefonemas. A tendência é que a lei se espalhe para outros estados do país.

Vendas de produtos ou serviços devem ocorrer de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e ligações fora do horário, nos fins de semana e feriados, rendem multa. A lei não abrange o contato por WhatsApp ou SMS, daí o caráter transformador e aperfeiçoador da nova versão da ferramenta. Vamos testar?

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *